Uma moção assinada por 13 vereadores e aprovada por unanimidade na sessão desta segunda-feira (17) está pedindo à Secretaria Estadual de Segurança Pública que as ligações de moradores para relatar ocorrências da região passem a ser atendidas por uma central do 190 no 6º Batalhão de Polícia Militar de Cascavel. O atendimento atual, feito na central de Curitiba, estaria dificultando a resposta rápida e efetiva da força policial.
O que aconteceu
Os proponentes relatam que têm recebido reclamações de pessoas que buscam o serviço 190. Segundo eles, o fato de os atendentes não conhecerem Cascavel torna necessário que o cidadão explique várias vezes a localização, fornecendo inclusive pontos de referência. “Este fato ainda fica mais grave quando se trata de chamados de pessoas que se encontram em área rural, em que o atendente, por não conhecer a região, exige que a pessoa que busca o serviço informe latitude e longitude da localização”, afirma a justificativa da Moção de Apelo dirigida ao secretário Hudson Leôncio Teixeira.
Rapidez e eficiência
Conhecer Cascavel poderia fazer toda a diferença para que as informações dadas ao 190 não chegassem desencontradas aos policiais que vão fazer o atendimento à ocorrência, alegam ainda os vereadores. Para eles, um atendente local ainda tem condições de acionar com mais rapidez o policial que está de plantão mais próximo do ponto de onde se origina o chamado
Por fim, a moção ainda sugere que, caso falte efetivo suficiente para dar conta do atendimento do 190 em Cascavel, que sejam chamados policiais da reserva ou mesmo contratados civis qualificados para esse serviço.
Assessoria de Imprensa/CMC