Notícias

NOVA SEDE - Conselho da Comunidade dá mais um passo à humanização do sistema carcerário

Entende-se por universo carcerário não apenas o ambiente prisional, mas também os cenários externos ocupados por familiares que incluem pais, esposas, maridos e filhos. A criminalidade por vezes é cíclica porque não encontra no convívio social perspectiva de reintegração. Em Cascavel, o Conselho da Comunidade deu hoje – com a inauguração da sede própria – um importante passo à humanização deste sistema carcerário.

O Conselho da Comunidade, que em Cascavel atua sob supervisão da juíza Jaqueline Alievi e é presidido por Vânia de Souza, desenvolve inúmeras ações de assistência educacional, profissionalizante e psicológica ao apenado e sua família. Com a nova sede, terá condições de ampliar o atendimento, além do que está agora em um ambiente adequado com ampla estrutura.

O presidente da Câmara de Vereadores, Marcio Pacheco (PPL) enalteceu a atuação do Conselho dizendo que “a Constituição define que Segurança Púbica é dever do Estado, mas muitas vezes percebemos que o Estado não está conseguindo cumprir essa missão. Mas também está na Constituição que é dever e responsabilidade de todos e sendo assim vemos no Conselho que muitos estão cumprimento seu papel”.

"É necessário apoiar todas as ações no sentido de fortalecer as políticas públicas de inclusão. A inauguração de um local adequado e específico para o Conselho da Comunidade vem ao encontro de uma nova relação de mais respeito e inclusão junto as famílias dos apenados. Somente temos que parabenizar esta iniciativa", Paulo Porto (PCdoB).

Também presente na solenidade de inauguração, o vereador Claudio Gaiteiro (PSL) destacou que o trabalho do Conselho da Comunidade aproxima o Estado da população, mas também tem nas pessoas comuns a iniciativa de produzir um melhor convívio social através da humanização, do aconselhamento, do ensino. Já o vereador Nei Haveroth (PSL) explica que é preciso mudar o conceito de gestão pública e que o Conselho faz a parte dele e a sociedade precisa abrir as portas para se envolver com a solução dos problemas. O vereador Vanderlei Augusto da Silva (PSC) também participou da inauguração.

Pacheco - Conselho da comunidade 13

FOTO:
Flávio Ulsenheimer/Assessoria da Câmara
-------------------------
JEFFERSON LOBO
gerente de comunicação social
(45) 9986 4213
imprensa@camaracascavel.pr.gov.br