Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (19) no plenário da Câmara tomou posse o novo delegado da Polícia Federal em Cascavel, Celso Rogério Mochi. Mochi substituiu Fabio Lopes Simões, que estava na função desde 2012.
Mochi atua como delegado há sete anos. Nascido em Campina da Lagoa/PR, ele já passou pelas delegacias de Maringá/PR e esteve duas vezes à frente da Delegacia de Porto Velho/RO - a última atuando contra o crime organizado. Simões foi delegado em Cascavel em 2008. Entre 2011 e 2012, atuou na PF de Foz do Iguaçu e no fim de 2012 retornou para a delegacia de Cascavel.
Simões destacou a relevância do trabalho do policial federal, profissional que atua sem descanso, horário ou impedimento na proteção à sociedade. Já o novo delegado-chefe lembrou em seu discurso da posição estratégica que ocupa Cascavel, como área de fronteira que necessita dos constantes forças-tarefas da PF, tanto no combate ao tráfico de drogas e ao contrabando, quanto na proteção aos cidadãos.
O presidente da Câmara, Marcio Pacheco (PPL), ele próprio membro da Polícia Federal, parabenizou o ex-delegado Simões pelo desempenho da função com integridade e eficiência. Pacheco colocou ainda a Câmara ao dispor da PF e esclareceu aos presentes a árdua tarefa dos 43 policiais federais que atuam na região, “que apenas com muito empenho e comprometimento conseguem manter a reputação de que goza a PF no cenário nacional”.
Dois pontos importantes foram comentados pelos representantes da PF durante a cerimônia: a necessidade de uma sede própria para o órgão e o adicional de fronteira aos policias de Cascavel, uma indenização de periculosidade devido ao trabalho na região.
A posse contou a presença do superintendente da Polícia Federal no Paraná, Rosalvo Ferreira Franco, que garantiu apoio incondicional ao novo delegado-chefe e toda equipe. Estiveram presentes ainda autoridades das Forças Militares e das Polícias do Estado, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Ministério Público, dentre outras.
Regina Krauss/Assessoria de Imprensa/CMC
Legenda: Posse ocorreu na tarde desta quinta-feira
Foto: Flavio Ulsenheimer/ Assessoria Câmara Cascavel