Notícias

Parlamentares querem uma solução para os cabos soltos nos postes de energia

Uma reunião organizada pelo vereador Professor Santello (PTB) e realizada no Plenarinho na manhã desta quarta-feira (19) teve como pauta o problema do cabeamento solto nos postes de energia em Cascavel. Além de Santello, participaram Sadi Kisiel (PROS), Cidão da Telepar (PSB), Policial Madril (PSC) e Pedro Sampaio (PSC), assessorias de outros vereadores, um representante da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e o major Amarildo, do Corpo de Bombeiros.

Segundo o Professor Santello, não só ele, mas todos os vereadores recebem frequentes reclamações da população. “Além dos problemas de segurança evidentes que são gerados pela fiação caída, temos o problema da poluição visual que deixa a cidade feia com todo esse emaranhado de fios. Então, o objetivo dessa reunião dos vereadores com o representante da Copel e o major Amarildo foi verificar a situação e saber quem é o responsável por isso, para que esta Casa possa tomar as atitudes cabíveis”, disse o vereador.

O Corpo de Bombeiros, conforme o relato do seu comandante local, tem atendido ocorrências provocadas pelos cabos soltos. “Infelizmente, já tivemos vários casos com vítimas e, em 2019, uma pessoa veio a óbito em uma situação causada por um fio que foi arrastado por um caminhão, um fio que possivelmente estava abaixo da altura regulamentar. Também tivemos vários acidentes, principalmente com motociclistas, que são os maiores afetados. Aqui estamos procurando uma solução junto aos órgãos envolvidos, já que o objetivo é preservar vidas”, explicou o major Amarildo.

O vereador Cidão da Telepar fez uma avaliação positiva do encontro. “Nós já estávamos há mais de 90 dias tentando fazer essa reunião. Mas ela acabou acontecendo num bom momento, já que a Copel criou recentemente um departamento ao nível estadual para lidar com todas essas operadoras prestadoras de serviços nas cidades que utilizam os postes de energia”, destacou o parlamentar.

Santello disse acreditar, pela sinalização dada pela Copel, que até o segundo semestre deste ano as operadoras serão notificadas para tomar providências. “O povo quer solução para isso, e o Poder Legislativo vai fazer a sua parte e cobrar as atitudes tanto da Copel quanto das operadoras, porque não podemos mais ter acidentes e mortes causadas por esse problema”, finalizou o vereador.

Assessoria de Imprensa/CMC