Representantes de Patrulha Escolar da Polícia Militar (PM) receberam na sessão da última segunda-feira (24) homenagem protocolada pelo vereador Nei Haveroth (PSL). O responsável pela Patrulha Escolar em Cascavel, o tenente Paulo Roberto da Silva, destacou na tribuna as ações de prevenção do programa, que respondem por mais de 90% de toda a atuação da Patrulha, e envolvem palestras e campanhas de orientação para pais, funcionários e professores.
Para Haveroth é importante reconhecer as iniciativas que efetivamente deram certo na proteção da criança e do adolescente, "temos de prestigiar os profissionais que atuam na Patrulha Escolar e no Proerd porque está parceria com a educação garante segurança a todos os envolvidos com a comunidade escolar".
O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) é uma Organização Policial Militar (OPM) da Polícia Militar do Paraná (PMPR), especializada na aplicação do policiamento comunitário escolar para todo Estado do Paraná. Surgiu em 1994 com a denominação de Patrulha Escolar, composto exclusivamente por policiais femininas. A criação desta patrulha deve-se aos desagradáveis desfechos de ocorrências policiais nos Colégios de Curitiba, onde se observou que o policiamento básico era inadequado a esse tipo de situação. Com o passar do tempo esse serviço foi ampliado e constituiu-se numa especialidade de policiamento. Inseriu-se no conceito de polícia comunitária, o qual através de uma parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria Estadual de Educação, passou também a ministrar palestras educativas, e assessoria na segurança das escolas.
Em 19 de março de 2008 o policiamento escolar de todo o Estado foi reunido sob um comando único, e passou a denominar-se Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária. Atualmente é composto por cerca 480 policiais, tem sua sede em Curitiba, e distribuído pelo interior do Estado através das Companhias e Pelotões, sendo que parte do efetivo realiza atividades de patrulha escolar e outra parte das atividades do Proerd.
O BPEC atua nos 1.323 colégios estaduais e tem o apoio das unidades da PM de área em todo o Estado. O Batalhão conta também com o Programa Estadual de Resistência às Drogas (Proerd), que já formou mais de 1,1 milhão de alunos no Paraná.
Assessoria de Imprensa/CMC