Notícias

Policial Madril defende que PMs deem palestras nas escolas sobre violência de gênero

Para o vereador Policial Madril (Podemos), os policiais militares do Paraná deveriam receber instrução especial para que possam ministrar palestras nas escolas públicas abordando o tema da violência doméstica e familiar contra a mulher. A proposta é tema da Moção nº 49/2023, de autoria do parlamentar e dirigida ao Governo do Estado, aprovada na sessão desta segunda-feira (26).

No entendimento de Madril, “o simples enrijecimento das leis não é fator de redução da criminalidade”. “Prova disso é que, muito embora se tenha criado a qualificadora do feminicídio ainda no ano de 2015, os índices de violência contra a mulher aumentaram drasticamente desde então”, alertou ele.

Segundo os dados do Monitor da Violência do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV-USP), a mostrar que o ano de 2022 registrou o pico de feminicídios. Foram 1.410 casos registrados no Brasil naquele ano. Isso significa que, a cada 6 horas, uma mulher foi assassinada ou sofreu atentado contra sua vida. “Como a experiência tem nos mostrado que o aumento da carga penal não é capaz de diminuir a criminalidade, é hora de adotarmos uma postura educativa”, disse o Policial Madril.

O parlamentar argumenta que os PMs são treinados para lidar com casos de violência de gênero e atender as mulheres nessa situação, mediante instruções sobre a Lei Maria da Penha. “Seria uma medida producente capacitá-los também para ministrar palestras e cursos nas escolas quanto a assuntos relativos à violência contra a mulher e suas consequências, visando através da educação diminuir ou erradicar a violência de gênero no âmbito familiar”, concluiu.

Assessoria de Imprensa/CMC