No último 2 de abril mobilizações em dezenas de países lembraram o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e nesta semana (quinta-feira 11) Cascavel incluiu o tema na pauta política ao receber na Câmara de Vereadores Berenice Piana – que preside a ONG Mundo Azul – e que mobilizou o país pela a aprovação da Lei 12.764/2012 dedicada aos direitos dos autistas.
Berenice – que é mãe de um jovem autista – esteve em reunião com o presidente da Câmara, Marcio Pacheco (PPL) e com o vereador Pedro Martendal (PSDB) para divulgar o contexto da lei recentemente aprovada, como também para reivindicar a fiscalização sobre o cumprimento da mesma, além de recomendar aos vereadores de Cascavel que amplifiquem os mecanismos legais voltados às pessoas com deficiência.
A dedicação desta mãe voltada ao então Projeto Lei foi tão ampla que a proposição recebeu o nome de Lei Berenice Piana. Com a aprovação, ficaram assegurados aos autistas os benefícios legais de todos os portadores de deficiência, que incluem desde a reserva de vagas em empresas com mais de cem funcionários até o atendimento preferencial em bancos e repartições públicas.
Quanto a ONG que preside, Piana explica que o objetivo no Mundo Azul é conectar o maior número de pessoas na mesma situação e lutar por projetos de lei que possam garantir os direitos dos autistas e de seus familiares. “Acreditamos numa vida mais digna e com tratamento adequado”, disse Berenice Piana de Piana.
O vereador Pedro Martendal, quem tem profundo conhecimento sobre o tema, em razão de ser um pai apaeano (ligado à APAE), lembra que Cascavel sediará em breve uma série de discussões sobre o autismo. "Está sendo elaborado um cronograma e provavelmente Berenice retornará à cidade para debatermos um aprofundamento das políticas públicas para o setor", explica Martendal.
AUTISMO
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização e de comportamento. Mais recentemente cunhou-se o termo Transtorno do Espectro Autista (TEA) para englobar o autismo, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação.
Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sérios problemas no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a rígidos e restritos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestação do autismo também são designados de espectro autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo. Atualmente já há a possibilidade de detectar a síndrome antes dos dois anos de idade em muitos casos.
LEGENDA:
Reunião na quinta-feira na Câmara de Cascavel
FOTO:
Flávio Ulsenheimer/Assessoria da Câmara
CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAVEL
JEFFERSON LOBO
gerente de comunicação social
(45) 9986 4213
imprensa@camaracascavel.pr.gov.br