O mau tempo não foi empecilho para os professores da rede municipal de ensino de Cascavel que saíram às ruas em busca de seus direitos, melhores condições de trabalho e pela valorização da categoria. Em protesto, os educadores paralisaram as atividades neste início de ano letivo.
Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara de Cascavel, o vereador Paulo Porto (PCdoB) participou do ato em apoio aos professores da rede. “Quero parabenizar a categoria dos professores que, mesmo com essa chuva, está aqui no calçadão, mobilizada por seus direitos; a garantia da lei federal de 33% de hora atividade, o piso nacional da categoria e um plano de carreira digno”, disse o vereador.
Porto, que é professor da Unioeste, voltou a colocar seu mandato à disposição para a luta dos professores da rede municipal. “Quero reafirmar meu compromisso com a categoria. Vocês tem um aliado, então usem este mandato, pois ele será um mandato participativo, voltado à classe trabalhadora”, ressaltou.
O legislador reafirmou seu apoio à paralisação da categoria. ”Trabalhador não gosta de fazer greve, pois ela é sempre ruim, principalmente para o trabalhador. Mas no caso de esgotadas todas as negociações, ela acaba sendo a última alternativa para que a classe trabalhadora seja ouvida”, argumentou.
A manifestação dos professores ocorreu no mesmo dia que estava previsto o retorno às aulas. Após a concentração no calçadão, os professores seguiram em passeata até à Prefeitura de Cascavel. Nesta sexta-feira (15/02), a categoria segue paralisada e se reunirá em assembleia na sede do Siprovel (Sindicato dos Professores de Cascavel) para novas deliberações.
Legenda: Vereador do PCdoB participa da paralisação dos professores da rede municipal
Foto: Júlio Carignano