​Prevenção ao uso de drogas: Patrulha Amiga se torna programa oficial do município

Em funcionamento desde 2018, o Programa Patrulha Amiga atua na prevenção e conscientização de estudantes e da comunidade escolar da rede municipal de ensino acerca dos riscos e prejuízos do uso de drogas lícitas e ilícitas. Com a aprovação, nesta segunda-feira (1°), do Projeto de Lei nº 61 de 2024, o programa se torna um programa permanente da Secretaria Especializada de Cidadania, da Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas.

A proposta enviada pela prefeitura para ser analisada e votada pela Câmara, trata da criação e estabelece as diretrizes de atuação do Programa Patrulha Amiga junto às unidades e comunidades escolares (pais ou responsáveis, profissionais da educação e alunos) e será executado através da realização de atividades voltadas à prevenção ao uso de drogas, abuso de álcool e outros tipos de violências.

Em sua execução, o programa promove aulas ministradas por educadoras da Secretaria de Educação e por guardas municipais voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades escolares. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe do consumo e tráfico de drogas, evitar a violência, resistir às pressões diretas ou indiretas e sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário, além de compreender todos os danos físicos e psicológicos provocados pelas drogas lícitas e ilícitas.

Além disso, o programa tem como objetivo fortalecer a autoestima dos estudantes, ampliando a perspectiva de mundo e de vida destas crianças, aproximar a Guarda Municipal dos estudantes, famílias e comunidades escolares, prevenir a criminalidade, uma vez que grande parte dos crimes está relacionado às drogas, direta ou indiretamente e promover uma sociedade mais justa, respeitosa e saudável.

O Programa Patrulha Amiga contemplará as turmas do 1 ° ao 5° ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, de acordo com a demanda e cronograma anual ajustado com a SEMED, utilizando material didático e pedagógico adequado. Está prevista também a destinação de dotação orçamentária própria para a execução das atividades do Programa e convênios com escolas particulares e com o Governo do Estado do Paraná para garantir a realização do projeto em escolas de ensino fundamental particulares e colégios públicos e privados.