Notícias

​Procurador do trabalho em Cascavel, Renato Dal Ross, recebe título de cidadão honorário

A Câmara de Cascavel fez a entrega na última quinta-feira (22), do título de cidadão honorário de Cascavel para o procurador Renato Dal Ross, que atua no Ministério Público do Trabalho lotado e é responsável por Cascavel e mais 40 cidades do oeste do Paraná. A homenagem foi proposta pelo vereador Professor Santello (União Brasil).

“É com imensa alegria que recebo esta honraria e me torno parte definitiva desta comunidade. Acredito que o título que hoje recebo é dirigida ao Ministério Público do Trabalho e nossa defesa dos direitos e dignidade dos trabalhadores, que movimentam a economia deste país e que muitas vezes não têm seus direitos garantidos ou suas vozes ouvidas”, destacou Dal Ross.

Como explicou Santello, o título reconhece aquelas pessoas que demonstraram um comprometimento excepcional com o município de Cascavel. “Esse é o caso do procurador Renato Dal Ross, que atua fortemente para garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis, a erradicação do trabalho infantil e análogo à escravidão e a inserção de jovens como aprendizes”.

Estiveram presentes na solenidade o tenente-coronel Cícero Tenório, Comandante 6.º BPM, o major Divonsir Santos, comandante do Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, o capitão Diego Astori, comandante da 1º Cia do 6º Batalhão, capitão Felipe Alves de Carvalho, do 4.º Grupamento de Bombeiros, Amadeu Silvério, secretário regional do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Paraná, Sidnei Claudio Bueno, juiz do Trabalho, Anderson Luiz Correa, Procurador do Trabalho, Neri Wagner, gerente da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Geovane Gentil, assessor da presidência do Consamu, amigos e familiares do homenageado.

Conheça o homenageado

Renato Dal Ross nasceu em 26 de dezembro de 1961, na cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. Durante sua juventude, teve sua primeira experiência profissional com registro em carteira como ajudante de pedreiro.

Aos 18 anos, Renato ingressou no Exército Brasileiro, atuando como Oficial do Quadro de Material Bélico. Durante sua trajetória militar, especializou-se em armas de diversos calibres e passou por treinamento de tiro na renomada Escola de Material Bélico do Exército, localizada no Rio de Janeiro. Em sua passagem pelo Exército, Renato liderou a equipe responsável pela verificação e manutenção de todo o armamento utilizado pelas unidades localizadas nos estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Além disso, desempenhou o papel de instrutor de armamento e tiro para a Polícia Militar do Mato Grosso do Sul. Renato permaneceu na instituição militar por sete anos.

Renato, depois de sua trajetória no exército, concluiu o curso de Letras - Licenciatura e atuou como professor por 22 anos na cidade de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, lecionando em renomadas instituições de ensino preparatório para vestibulares, tais como Anglo, Poliedro e Positivo. Além disso, ele ministrou aulas nos cursos de Letras das faculdades Universidade Regional do Pantanal e Anhanguera.

Além de lecionar, Renato também se formou em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande, em 1999, e conseguiu conciliar a carreira de professor com a advocacia, principalmente na área trabalhista. Em 1994, ele conquistou o primeiro lugar no Estado de Mato Grosso do Sul para ingressar na Escola Nacional de Administração do Exército.

No ano de 2010, Renato foi aprovado em um concurso público de abrangência nacional para fazer parte do Ministério Público da União, atuando no Ministério Público do Trabalho. Ele foi designado para ser o Coordenador da Procuradoria do Trabalho em Teófilo Otoni, cidade localizada em Minas Gerais, onde era responsável pela jurisdição do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. Nessa função, se especializou na verificação das condições de trabalho e no meio ambiente de trabalho nas minas de extração de pedras preciosas e semipreciosas da região.

Em 2012, Renato assumiu a coordenação da Procuradoria do Trabalho no Município de Cascavel, Paraná, sendo responsável pela atuação sobre mais de 40 municípios do Oeste do Paraná.

Assessoria de Imprensa/CMC