Professores que atendem crianças hospitalizadas recebem reconhecimento da Câmara

Neste Dia dos Professores a Câmara homenageou um grupo importante de professores que poucas pessoas conhecem: os educadores que trabalham na escolarização de alunos que estão hospitalizados na Uopeccan e no Hospital Universitário.

O voto de louvor, apresentado pelo vereador Josué de Souza (MDB) através do Requerimento 266/2024, reconheceu o trabalho desempenhado com excelência pelos professores Aryadny Neubauer, Marciano Kliemann, Lucimar Aparecida Pagliosa, Leila Adriana Virtuoso de Souza, Sandra Mara Maciel Vieira, Evelin Stefanie Ferreira Andreolla, Daniela Bidin Diehl e Maria Margarida Rachel Peternela. “O papel dos professores nas unidades hospitalares é de fundamental importância, pois além de garantir a continuidade do processo educativo, também proporciona um ambiente de acolhimento e suporte emocional aos alunos hospitalizados”, destacou Josué.

A iniciativa, denominada de SAREH (Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar), foi instituído no Paraná em 2007 pela Secretaria do Estado da Educação e possibilita o atendimento educacional nos hospitais, focando nas crianças e adolescentes que não completaram ou sequer iniciaram o processo escolar. Em Cascavel, o projeto funciona no Hospital Uopeccan e no Hospital Universitário.

Aryadny Neubauer, representando os professores, explicou que o trabalho desenvolvido por eles vai muito além de ensinar. “Dividimos com nossos alunos e seus familiares momentos de angústia e luta e também podemos presenciar as vitórias que chegam após dias de muita resiliência. É um privilégio podermos compartilhar com estas pessoas a forma como encaram e celebram a vida todos os dias”.

As equipes são formadas por pedagogos, professores da área de Linguagem, de Exatas e de Humanas, que adequam as aulas e atividades de maneira que seja possível oferecer educação de qualidade ao mesmo tempo atendendo as diversas necessidades específicas dos alunos que se encontram hospitalizados e impossibilitados de frequentar a escola regularmente.