O Projeto de Lei 176/2011, de autoria do vereador Robertinho Magalhães (PMN), que obriga as casas lotéricas, Caixa Fácil, Bancos Populares e Agências dos Correios, instalados em Cascavel, a fixarem portas giratórias com detectores de metais, recebeu parecer favorável da Comissão de Justiça, Redação e Veto. O vereador espera que a matéria seja incluída na pauta de votação para as próximas sessões. A intenção do edil com a apresentação do projeto é a redução e a inibição de assaltos nesses estabelecimentos ocorridos na cidade, uma vez que as lotéricas e correspondentes bancárias têm sido o principal alvo dos assaltantes, proporcionando assim maior segurança a quem trabalha e a quem utiliza dos serviços oferecidos por essas empresas.
O projeto acompanha e reforça o estabelecido pela Lei Federal 7.102 de 1983, o qual já determina que os estabelecimentos financeiros onde haja guarda de valores e movimentação de numerário, bem como agências e subagências e seções tenham dispositivos que retardem e inibem as ações dos criminosos. “As casas lotéricas e os demais correspondentes bancários, em virtude de terem uma grande movimentação financeira por desempenharem funções típicas dos bancos, passaram a ser o principal alvo dos bandidos, e a instalação de portas giratórias com detectores de metal dificultará a ação criminosa”, destaca Magalhães.
Segundo ele, o fato que o levou a apresentar a proposição de lei foi o grande aumento do número de assaltos às casas lotéricas, principalmente em Cascavel, e que há estatísticas que confirmam a preferência dos bandidos em relação a esses estabelecimentos. “Não é preciso de muito para perceber isso. Constantemente temos acompanhado na mídia local relatos sobre a ação criminosa direcionada as lotéricas. Recentemente um bandido foi morto após ser alvejado por um policial no momento em que ele cometia o assalto, ainda bem que ninguém mais se feriu durante a troca de tiros. Através deste projeto queremos evitar que inocentes sejam transformados em vitimas fatais”, destaca Magalhães.
Para a proposição do projeto o vereador Robertinho Magalhães realizou encontro com o Sindicato dos Bancários para levantar informações sobre o funcionamento das agências bancárias
CRÉDITO
Assessoria vereador