Notícias

Projeto que institui programa Obesidade Zero aprovado por unanimidade

Os vereadores realizaram nesta terça-feira (31) as duas votações do 4º período de Sessões Ordinárias da Câmara Municipal de Cascavel. Entre as proposições aprovadas está o projeto de lei 087/2011, de autoria do vereador Luiz Amélio Burgarelli (PDT), que institui o Programa Obesidade Zero no Município.
O programa a ser coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde será destinado à prevenção, diagnóstico, tratamento e combate à obesidade. Entre as ações que deverão ser desenvolvidas pela secretaria, será feita a orientação e conscientização da saúde alimentar, nutrição saudável e prevenção da obesidade nas escolas e pré-escolas municipais, com palestras, painéis, dinâmicas de grupo e outras modalidades pedagógicas, a ser ministrada por profissionais qualificados, com uma equipe multidisciplinar (nutricionistas, médicos, psicólogos e pedagogos).
De acordo com o autor do projeto, vereador Burgarelli, o objetivo do programa é conter o avanço da obesidade, sendo este um problema de saúde pública. “A obesidade é um fator desencadeante ou agravante de várias doenças como diabetes, hipertensão arterial, lombalgia, acidentes vascular cerebral, entre outras doenças circulatórias,” explicou o vereador que também é médico.
Foi aprovado também o Projeto de Lei 095/2011, de autoria do vereador Marcos Rios (PSDB), que denomina de Emanuel Botini Portes, um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).
De autoria do Executivo Municipal, foi aprovado o Anteprojeto de Lei 092/2011, que dispõe sobre desafetação de área, classificada de utilidade pública para fins de interesse social, destinada ao Programa Federal Minha Casa Minha Vida.
Todos os demais projetos que estavam incluídos na pauta de votações foram aprovados em duas discussões.

_MG_0260Legenda: Vereadores aprovam projeto Obesidade Zero em Cascavel
Créditos: Edson Mazzetto/Joselei Telles