A Câmara discutiu nesta segunda-feira (07) o Projeto de Lei nº 24 de 2021 do vereador Alécio Espínola, que regulamenta o uso de capacetes e demais equipamentos de proteção para usuários de patinetes elétricos em Cascavel. Por ser uma modalidade relativamente nova de transporte, que tem crescido mais de 1000% nos últimos anos, a legislação sobre o uso de patinetes elétricos ainda é falha e os acidentes são comuns.
A proposição foi assinada por todos os vereadores, que entendem ser necessário garantir maior segurança aos condutores desse tipo de veículo, evitando que, em quedas ou colisões, possa acontecer um acidente fatal ou lesões graves nos condutores.
“Temos muitos patinetes elétricos que andam numa boa velocidade, e precisamos regulamentar com o uso do capacete. É perigoso para quem está com o patinete, bem como para os motoristas. E a partir da aprovação desse projeto será obrigatório o uso de capacete tanto para quem utiliza patinete ou bicicleta elétrica”, afirma o presidente e proponente do projeto Alécio Espínola.
A medida, além de ser validada pelo Código de Trânsito Brasileiro, já foi regulamentada em outros municípios brasileiros, como São Paulo e Rio de Janeiro.