Notícias

Projeto visa atendimento psicológico a professores municipais

Através de um projeto de lei os vereadores Luiz Amélio Burgarelli (PDT) e Leonardo Mion (PSDB), querem que a Prefeitura de Cascavel disponibilize na rede municipal de saúde, assistência médica e psicológica aos professores municipais portadores da “Sindrome de Burnout” (doença psicológica caracterizada pela manifestação inconsciente do esgotamento emocional). Tal esgotamento ocorre por causa de grandes esforços realizados no trabalho fazendo com que o profissional fique mais agressivo, desinteressado, frustrado, depressivo, angustiado e que se avalia negativamente.
Segundo o que consta na proposição, a assistência aos profissionais de ensino será realizada por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, psicólogos e assistentes sociais.
De acordo com a justificativa dos proponentes, com a aproximação das férias é comum o sentimento de cansaço e fadiga, resultado do esgotamento físico e psicológico do ser humano. “Cada vez mais pessoas tem sofrido com estresse profissional, especialmente aqueles que se inter-relacionam com outras pessoas para o desempenho de sua função”, declarou Burgarelli.
“Recebemos muitas reclamações de professores do Município, como se trata de uma questão de saúde pública, queremos que esses profissionais sejam atendidos e tenham o tratamento necessário”, comentou Mion.
O projeto de número 199/2011, foi protocolado hoje (20) na Secretária da Câmara Municipal de Cascavel e deverá ser votado nas próximas sessões ordinárias.

Mion_Burgarelli

Legenda: Vereadores discutem proposta destinada à saúde dos professores
Créditos: Edson Mazzetto/Texto: Joselei Telles