Promotor Ângelo Mazzucchi recebe título de Cidadão Honorário de Cascavel

Em uma cerimônia realizada na noite de quinta-feira (27) no Plenário, a Câmara Municipal entregou o título de Cidadão Honorário de Cascavel ao promotor Ângelo Mazzucchi Santana Ferreira. A homenagem foi concedida por Decreto Legislativo proposto pelos vereadores Edson Souza (MDB) e Alécio Espínola (PL).

Além dos proponentes e do homenageado, sua esposa Marivania e familiares, compuseram a mesa de honra da solenidade: Vlademir Barella, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop), Felipe Segura Guimarães Rocha, promotor de Justiça, Leonir Antunes dos Santos, presidente do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu), Ivonete Reis Planck, representando o Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos do Município de Cascavel (Sismuvel), Mauro Giomo, 2º secretário do Conselho Municipal de Saúde, Daiana Bertol, presidente do Conselho de Ética da OAB Cascavel, Jorge Trannin, assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Itamar Borges, chefe de gabinete do reitor da Unioeste, Rodrigo Barcella, diretor administrativo do Hospital Universitário (HUOP) e o tenente coronel Schinda, do Corpo de Bombeiros, além da vereadora Professora Liliam (PT) e dos vereadores Josias de Souza (MDB) e Cidão da Telepar (Podemos).

Ao iniciar os trabalhos, o vereador Edson Souza, que presidiu a solenidade, falou do significado daquele momento. “Conceder esse título para o dr. Ângelo é muito significativo, especialmente para nós da área de saúde de toda a região. É o reconhecimento da história dele aqui em Cascavel e do quanto o senhor é importante para essa cidade”, declarou ele, dirigindo-se ao homenageado.

O presidente Alécio Espínola destacou a atuação do promotor na pandemia de covid-19. “Eu testemunhei a atuação dele durante aquele momento cruel para todos nós. Trabalhou muito, trabalhou fora de hora, acompanhou todo o drama da nossa cidade. Trabalhou com responsabilidade, não deixou de cumprir com as suas prerrogativas como promotor de Justiça, mas também usou o bom senso para que nós pudéssemos sair daquele momento de tanto sofrimento. Por isso, vim nesta noite para demonstrar o meu respeito ao dr. Ângelo e ao Judiciário”, disse o vereador.

Depois de vários depoimentos dos presentes, foi a vez do promotor falar. Dr. Ângelo Mazzucchi fez uma declaração de amor a Cascavel. “Esse título fecha um momento importante. No meu caso, ele encerra um estágio da minha carreira e da minha pessoa dentro dessa cidade, dessa região. De alguma maneira, ele agrega duas coisas: uma, saber que fui e que sou importante, e a outra, dizer o quanto o município de Cascavel e a região são importantes para mim. Não como promotor, mas como cidadão, como homem. Como quem viveu, morou e, provavelmente, voltará a morar nessas ruas, nessas praças. Alguém que fez daqui a sua casa”, disse ele.

Quem é o homenageado

Ângelo Mazzucchi Santana Ferreira é gaúcho da cidade de Rio Grande, onde nasceu em 16 de maio de 1966, filho de Maria Teresinha Mazzuchi Ferreira e Francisco Santana Ferreira, já falecido. Ele é casado com a psicóloga Marivania Cristina Boccana.

Formado em Direito em 1989 pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ele tem especialização em Direito Sanitário e é mestre em Direito Processual e Cidadania pela Unipar. Ao longo de sua atuação no Ministério Público, já passou por oito municípios paranaenses, nas regiões metropolitana, oeste e norte, antes de assumir a 9ª Promotoria de Justiça de Cascavel em 2021.

Encerrou seu ciclo de trabalho em Cascavel no dia 20 de fevereiro de 2024, quando foi transferido para Curitiba, onde atuará agora na 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública da comarca da capital.