Resta apenas a sanção do Poder Executivo para que os semáforos intermitentes durante a madrugada deixem de existir em Cascavel. Foi aprovado com 15 votos favoráveis em segunda discussão o Projeto de Lei 004/2013 de autoria do vereador Luiz Frare (PDT). A proposta revogou a Lei 6.151/2012 que autorizava o funcionamento do amarelo piscante entre a meia-noite e às 5 horas.
O sistema amarelo piscante já funcionou em Cascavel até 2007, mas a lei proposta pelo então vereador Adelino Ribeiro foi revogada. No ano passado o sistema voltou a funcionar, mas diante de estudos realizados pela Cettrans, que informa ter constatado o aumento do número de acidentes, o vereador Frare defende o funcionamento do sistema semafórico durante 24 horas, como garantia de maior segurança no trânsito.
“Segundo dados da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), o número de acidentes nesses cruzamentos aumentou, o que não justifica manter o risco eminente. Com os sinais alternados entre vermelho e verde, ao menos os motoristas terão a consciência sobre quem tem a preferência no cruzamento”, justificou Frare.
Dentre os quatro vereadores que votaram contra a revogação está Romulo Quintino (PSL), que defendeu em lugar da extinção do semáforo intermitente, um programa permanente de educação no trânsito. “Amarelo não significa passe, ao contrário disso quer dizer atenção. Pare, olhe e siga com atenção. Existe uma leitura equivocada por parte do motorista sobre a condição de tráfego nessas condições. Isso não significa que a lei do ‘piscante’ não funcionou, mas que a educação para respeitar tal é que não aconteceu”, defendeu Rômulo.
FOTO:
Flávio Ulsenheimer/Ass. Imp.
-------------------------
JEFFERSON LOBO
gerente de imprensa
(45) 9986 4213
imprensa@camaracascavel.pr.gov.br