Uma comitiva da Associação de Surdos de Cascavel (Surdovel) fez uma visita à Câmara Municipal na manhã desta terça-feira (25), para apresentar demandas aos vereadores. Entre elas, apoio para a criação da Central de Libras e a inclusão de ações no orçamento do município para capacitar e aparelhar o poder público para o atendimento inclusivo. A Associação Cascavelense de Amigos de Surdos (ACAS) também participou do encontro.
O que aconteceu
Os surdos foram recebidos no Plenário pelos vereadores Everton Guimarães (PMB), Antonio Marcos (PSD) e Bia Alcantara (PT), além das assessorias dos vereadores Contador Mazutti (PL) e Fão do Bolsonaro (PL). A assessora parlamentar Nathalie Ramar atuou como intérprete de Libras durante a reunião. Também participou do encontro a servidora efetiva Eliane Deluca Farias, que é surda e está na Câmara há 12 anos.
As principais reivindicações apresentadas por eles foram: apoio parlamentar para que o município possa ter a sua Central de Libras, compromisso de inclusão de recursos no orçamento municipal para aparelhar os órgãos de saúde, educação, atendimento social e segurança para atender os surdos de forma inclusiva, capacitação de servidores para esse atendimento e o compromisso de que os próximos concursos públicos garantam a contratação de intérpretes de Libras no Legislativo, além de ação política para que o mesmo aconteça nos concursos da Prefeitura.
Assessoria de Imprensa/CMC