Notícias

Tombamento histórico da Igreja do Lago segue para sanção

Foi encaminhado nesta quinta-feira (22) ao Executivo o Projeto de Lei 279/2011, de autoria do vereador João da Tropical (PTB), que trata do tombamento histórico da Igreja Nossa Senhora de Fátima, localizada no Lago Municipal. Atendendo o que determina o Regimento Interno e a Lei Orgânica, após aprovado o documento deve seguir para sanção do prefeito Edgar Bueno. Após sancionado e publicado em Diário Oficial, o projeto torna-se lei.
De acordo com a justificativa do projeto, aprovado recentemente pela totalidade dos vereadores, a Igreja Nossa Senhora de Fátima foi uma das primeiras construções e o primeiro templo católico da cidade. Localizada inicialmente no distrito administrativo de São João do Oeste, foi inaugurada em 1960 pelo então bispo de Toledo, Dom Armando Círio. Na década de 80 foi desmontada, armazenada e finalmente restaurada para ser reconstruída em 1987 no endereço atual, onde é utilizada para manifestações artísticas e culturais.
O projeto, de acordo com o vereador proponente, visa proteger o bem histórico e transformá-lo em patrimônio oficial. A iniciativa dará ao Executivo condições de investir em melhorias e criar novos projetos culturais.
“A Igreja do Lago é parte importantíssima de nossa história. Por isso, parabenizando o vereador João da Tropical pela iniciativa, tomamos todas as providências para encaminhar o documento ao Executivo o mais rápido possível para vê-lo transformado em lei”, frisou o presidente Marcos Sotille Damaceno (PDT).

Igreja_Lago

LEGENDA
Igreja do Lago foi inaugurada em 1960 no distrito de São João do Oeste

CRÉDITO
Ass. Imp.