Reunido com os moradores do bairro Cancelli, na noite de quinta-feira (26), para debater sobre o local correto para a construção da Capela Mortuária, o vereador Robertinho Magalhães (PMN) aproveitou a oportunidade e apresentou sua preocupação quanto à destinação adequada para a antiga instalação do SOS Família, localizada ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cancelli. A previsão da Secretaria de Assistência Social é transformar o local em um albergue, para abrigar andarilhos que passam pela cidade. Contudo o vereador já solicitou ao prefeito Edgar Bueno e Secretaria Municipal de Saúde, que o local seja destinado para abrigar a nova UBS do Cancelli.
O vereador entende que o local é adequado para a instalação da nova unidade de saúde, pois o espaço físico do atual posto de saúde já não comporta a demanda atendida. “No Cancelli são mais de 25 mil usuários do sistema público de saúde, e a atual unidade, construída há mais de dez anos, já não comporta toda essa demanda. Por isso, solicitei que a área do antigo SOS Família seja liberada para a instalação da nova Unidade Básica de Saúde, que há anos estamos pleiteando”, afirma Magalhães.
Magalhães indica que a existência do SOS Família no bairro Cancelli há anos tem gerado preocupações para os moradores e comerciantes do bairro. Ele aponta que as pessoas atendidas pela antiga entidade, que agora está na eminência de ser transformada em um albergue, ficam perambulando pelo bairro, até mesmo usando drogas e fazendo suas necessidades fisiológicas na frente das residências. “A transformação do SOS em uma UBS vai eliminar o sentimento de insegurança por parte dos moradores e comerciantes do bairro, e também elimina a deficiência com a falta de espaço para o atendimento na área da saúde do bairro. Uma vez que a unidade do Cancelli atende moradores de toda a região”, enfatiza Magalhães.
Capela Mortuária
Como os moradores vizinhos da área prevista anteriormente para a edificação da Capela Mortuária do Cancelli reivindicaram realocação do local para a obra, para garantir que a Capela Mortuária, uma solicitação antiga dos moradores do bairro, seja construída na região dos bairros Cancelli, Claudete e Canadá, o vereador Robertinho Magalhães, já está realizando um levantamento de uma área adequada para a edificação da capela. Ele vê também, como o complexo de terrenos onde está instalado o SOS Família é grande, há a possibilidade de a capela ser pavimentada no mesmo local.
“Os moradores vizinhos da área, próxima ao Ginásio de Esportes do Cancelli, onde seria construída a capela solicitaram que ela fosse edificada em outro local. Para garantir que a capela seja construída nessa região, já realizamos um levantamento do local adequado para essa obra, e percebemos que ela poderá ser feita no mesmo complexo onde está instalado o antigo SOS Família”, argumenta Magalhães.
Outras demandas da comunidade também foram debatidas durante o encontro.
LEGENDA
Reunião do vereador Robertinho Magalhães com membros da comunidade do Cancelli
CRÉDITO
Romeu Jr.