Por meio do Projeto de Lei nº 268/2011, o vereador Luiz Amélio Burgarelli (PDT), quer a denominação de um bem público no Município com o nome de Abdias do Nascimento. Segundo o vereador Abdias é o maior ícone da cultura negra brasileira no século XX. “É uma justa homenagem a esse cidadão que lutou pelos negros no Brasil, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinente a história desse país”, relatou Burgarelli.
Abdias do Nascimento nasceu em 14 de março de 1914, em França, Estado de São Paulo, e faleceu em 24 de maio de 2011, aos 97 anos.
Breve currículo do homenageado:
Ator, diretor dramaturgo, militante da luta contra discriminação racial e pela valorização da cultura negra. É responsável pela criação do Teatro Experimental do Negro, que atua no Rio de Janeiro entre 1944 e 1968.
Foi exilado no período 1968 a 1978, nos Estados Unidos e Nigéria, onde divulgou a população negra do Brasil em varias reuniões do mundo Africano.
Foi o primeiro deputado Federal Negro de 1983 a 1987. Defendeu a causa coletiva da população de origem africana no parlamento Brasileiro.
Foi Senador de 1997 a 1999, sendo o primeiro senador afro descendente a dedicar seu mandato à promoção dos direitos civis e humanos do povo negro do Brasil.
Em 2006, em São Paulo, instituiu o dia 20 de novembro como o dia oficial da consciência negra. Autor de vários livros: “Sortilégio”, “Dramas Para Negros e Prólogo Para Brancos”, “O Negro Revoltado”, e Outros. Também foi professor benemérito da Universidade do Estado de Nova Iorque USA.
Divulgação
Texto: Joselei Telles