A crise de vagas motivada pelo fechamento do Hospital do Coração Nossa Senhora da Salete levou o vereador Cidão da Telepar (PSB) a enviar na quinta-feira (06) um ofício pedindo uma ação do Ministério Público de Cascavel. No documento, o parlamentar solicita ao promotor Ângelo Mazzuchi Santana Ferreira que acione as autoridades competentes para garantir o atendimento à população.
Cidão lembrou no ofício que a imprensa da cidade noticiou na quarta (05) a transferência do último paciente que ainda se encontrava internado no hospital, que é privado mas mantinha vagas do SUS. Como consequência, naquele mesmo dia todo o sistema público já se encontrava pressionado, principalmente o Hospital Universitário (HU), que recebeu o último paciente do Hospital do Coração, e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Ao todo, 94 pacientes aguardavam por leitos nas UPAs e 85 nos corredores do HU. “Com a desocupação do prédio onde até então estava funcionando o Hospital do Coração, somente do SUS perderemos 61 leitos, sendo 47 de enfermaria e 14 de UTI. Como a capacidade do Hospital Universitário (HU) é maior que de outros hospitais da região, ele acaba absorvendo a maior parte dos casos e mesmo com a abertura de 23 novos leitos de enfermaria e 20 de UTI no mês de julho, ainda assim não foi e não está sendo suficiente para aliviar o sistema”, desabafou Cidão, que faz parte da Comissão de Saúde da Câmara Municipal.
Assessoria de Imprensa/CMC