Notícias

Vereador quer instituir programa obesidade zero

Por meio de um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Cascavel, o médico e vereador Luiz Amélio Burgarelli (PDT), quer implantar o Programa Obesidade Zero no Município. O programa a ser coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde será destinado à prevenção, diagnóstico, tratamento e combate à obesidade.

Segundo o documento entre as ações do programa será feita a orientação e conscientização da saúde alimentar, nutrição saudável e prevenção da obesidade nas escolas e pré-escolas municipais, com palestras, painéis, dinâmicas de grupo e outras modalidades pedagógicas, a ser ministrada por profissionais qualificados, com uma equipe multidisciplinar (nutricionistas, médicos, psicólogos e pedagogos).

Outra iniciativa a ser desenvolvida pela Secretaria é a promoção do estimulo aos hábitos de vida saudável com a prática de atividade física, diminuição do tabagismo, alimentação natural e controle da pressão arterial.

O projeto prevê que a publicidade do programa obesidade zero será feita por meio de campanhas publicitárias institucionais, seminários, palestras e cursos teóricos e práticos relacionados ao controle da obesidade.

De acordo com o autor da proposição, vereador Burgarelli, o objetivo do programa é conter o avanço da obesidade, sendo este um problema de saúde pública. “Estima-se que em Cascavel pelo menos 10% da população é obesa e necessita de tratamento, sendo ainda, a obesidade o fator desencadeante ou agravante de várias doenças como diabetes, hipertensão arterial, lombalgia, acidentes vascular cerebral, entre outras doenças circulatórias. Fato este que faz aumentar em muito o número de consultas com outras especialidades e o consumo de vários tipos de medicamentos”, ressaltou.
A proposta de lei foi protocolada na Secretaria da Câmara Municipal e segue para avaliação das comissões internas e depois ser aprovada em plenário.

Por Joselei Telles