Notícias

Vereador quer parceria para instalar cisternas em Cascavel

O vereador e 2º secretário da Câmara Municipal, Gilmar Gaitkoski (PSL), esteve nesta semana em Toledo buscando informações sobre o projeto de cisternas que foi implantado no Centro de Atenção Básica Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) daquela cidade. Toledo foi o primeiro município a aderir ao programa “Cultivando Água Boa” da Itaipu Binacional.
O equipamento que faz a captação e armazenamento da água da chuva é um exemplo de como é possível economizar água utilizando-a para fins secundários. De acordo com a diretora do CAIC de Toledo, Marisa Cereja Giacobbo, o sistema permite a coleta e armazenamento de 15 mil litros de água da chuva. “Essa água é usada para a limpeza da escola e irrigação, o que reduz consideravelmente os gastos com a conta de água”, afirmou.
Segundo o vereador, o objetivo foi conhecer os detalhes da parceria entre o Município e Itaipu, bem como o projeto, para poder viabilizar em Cascavel.
“É um grande exemplo de preservação d’água e também uma oportunidade de educação ambiental para os alunos, pois podem utilizar o mesmo para conhecimentos científicos”, argumentou.
É bom lembrar que para essa parceria, o Município deverá elaborar o projeto e disponibilizar mão-de-obra. Os recursos para a construção da cisterna são de responsabilidade da Itaipu. Cada município pode apresentar até dois projetos ao ano, sendo que um deverá contemplar o perímetro urbano e outro a área rural.


LEGENDA
O vereador e sua assessoria conheceram o projeto diretamente no CAIC de Toledo

CRÉDITO
Assessoria