Tomaram posse na tarde desta quarta, 1º de janeiro, os 21 vereadores eleitos em 6 de outubro de 2024 para a 18ª Legislatura, que vai até 31 de dezembro de 2028. Na mesma cerimônia, que começou às 15h50 e lotou completamente a Sala das Sessões e o saguão do Legislativo, tomaram posse o prefeito Renato Silva (PL) e o vice Henrique Mecabô (Novo).
Antes de dar posse ao chefe do Executivo, o vereador Tiago Almeida (Republicanos) foi eleito presidente da Câmara Municipal para o biênio 2025-2026, em chapa única e com votação unânime dos novos parlamentares. Tiago já estava presidindo a sessão de posse dos vereadores por ter sido o vereador mais votado no pleito de 2024, com 4.243 votos.
Os demais membros da nova Mesa Diretora serão: 1º vice presidente - Serginho Ribeiro (PSD); 2º vice presidente - Fão do Bolsonaro (PL); 1º secretário - Edson Souza (MDB); e 2º secretário - Cidão da Telepar (Podemos). Fão é o único componente da Mesa que está em primeiro mandato.
Em seu discurso de posse, o prefeito Renato Silva destacou que não pretende governar sozinho. “Hoje é um momento muito especial em minha vida, o sonho de poder servir e me dedicar à população se concretiza. Não sou e nunca serei um governante isolado. Acredito que a verdadeira força de um líder está em sua capacidade de ouvir, de entender e de agir de acordo com as demandas do povo”, garantiu o novo chefe do Poder Executivo.
Em seguida, todos os novos vereadores foram convidados a falar e puderam se dirigir aos presentes para agradecer a eleição e falar de seus compromissos e expectativas para seus mandatos no Poder Legislativo. Em sua vez, o presidente Tiago Almeida falou da responsabilidade que o espera. “Nós representamos 350 mil habitantes de Cascavel e vamos honrar cada voto recebido. Desde o momento em que comecei a minha trajetória política, sendo eleito o mais jovem da história de Cascavel e agora com a maior votação já feita em nossa cidade, entendi que a responsabilidade é grande e me comprometi a fazer uma gestão com transparência e honestidade”, disse ele.
Antes de encerrar a cerimônia, o presidente Tiago Almeida colocou em votação a chapa única para compor a Procuradoria da Mulher para o biênio 2025-2026. A nova procuradora será a única mulher eleita para a Câmara em 2024, Bia Alcântara (PT). As procuradoras adjuntas serão as servidoras efetivas Janaiara Pompeu dos Santos e Lorisete Rossato Gomes.
Quem são os novos vereadores
A 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Cascavel ficou assim composta: Alécio Espínola (PL), Antonio Marcos (PSD), Bia Alcântara (PT), Cabral (PL), Carlos Xavier (Republicanos), Cleverson Sibulski (União Brasil), Cidão da Telepar (Podemos), Dr. Lauri (MDB), Edson Souza (MDB), Everton Guimarães (PMB), Fão do Bolsonaro (PL), Hudson Moreschi (Podemos), João Diego (Republicanos), Mazutti (PL), Policial Madril (PP), Rondinelle Batista (Novo), Sadi Kisiel (Republicanos), Serginho Ribeiro (PSD), Suco (PSD), Tiago Almeida (Republicanos) e Valdecir Alcantara (PP).
Posse prestigiada
A cerimônia de posse e a sessão especial de eleição da Mesa foram concorridas, com a presença de autoridades civis e militares do Estado e do Município, imprensa, ex-vereadores, além de parentes e amigos de todos os vereadores eleitos. Todos os lugares da Sala das Sessões, além dos corredores laterais, estavam ocupados. Um telão foi colocado no saguão, que também ficou tomado pelos convidados.
As autoridades que estiveram na Câmara para prestigiar o evento foram: representando o Poder Judiciário, a juíza Cláudia Spinassi; do 6º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Cicero Tenório; do 5º Comando Regional da Polícia Militar, tenente-coronel Valmir de Souza e capitão Jimmy Cajuhy; do 15º Batalhão de Infantaria Mecanizada, general de brigada Evandro Amorim; da Receita Federal, Ademar Antônio Klein; da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, Ian Sonda; Jorge Lucio Coelho, chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Cascavel; o diretor da Ferroeste, André Gonçalves; Paulo Nachtygal, gerente regional da Copel; Nelsi Welter, representando o deputado federal Elton Welter (PT); Ramires Rodrigues, superintendente da Caixa Econômica Federal; Genésio Pegoraro, vice-presidente da Caciopar e presidente do Cemic; Severino Folador, secretário chefe da Civil; Ali Haidar, secretário da Saúde; Renato Segalla, secretário de Agricultura; Ailton Lima, secretário de Meio Ambiente; Beth Leal, secretária de Comunicação; controlador geral do Município, Cletírio Feistler; Laura Rossi, da Transitar; Edson Zorek, procurador do município; João Lagustera, chefe de gabinete; Alcineu Gruber, presidente do IPMC; Edson Queiroz, presidente da Fundação de Esportes; Marcelo Silva, gestor do Território Cidadão; Beto Guilherme, da Acesc; Everton Porfírio, da Agência de Inteligência e Fomento de Cascavel (AIF); Mei Haveroth, coordenador da Defesa Civil; Eurico Moreira, presidente do Recanto da Criança; Idilsa Ferro, presidente do Caut; o padre Divo, representante da Mitra Diocesana de Cascavel; pastor Gilvano da Silva, presidente da Opevel; e os padres Lucas Ruzicki, Laurindo Zeni e Gustavo Marmentini.
Assessoria de Imprensa/CMC