Está agendada para às 20 horas da próxima segunda-feira (04) a sessão solene da Câmara de Vereadores para outorga do título de Cidadão Honorário de Cascavel a Roberto Wypych. A homenagem foi concedida através de projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Nelson Fernando Padovani (PMDB), aprovado recentemente em plenário.
Nascido em 04 de fevereiro de 1928, em União da Vitória, Wypych transferiu residência para Cascavel em 1964 e, dois anos depois, se elegeu deputado estadual para o mandato de 1967 a 1970, quando idealizou a fundação da Fecivel, faculdade que acabou se tornando o embrião da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Outro fato que marcou a vida de Roberto Wypych foi a idealização e fundação da Cotriguaçu, representando cerca de 30 mil agricultores e atuando nos mais variados setores, desde produção, armazenamento, transporte, comercialização até exportação. À frente da cooperativa, que dirigiu de 1975 a 1979, foi o responsável pela construção do terminal portuário de Paranaguá.
Eleito primeiro suplente de senador, em convenção da Aliança Renovadora Nacional, assumiu uma das cadeiras no Senado Federal em 18 de março de 1985, onde já no início dos seus trabalhos mostrou o seu real interesse pela agricultura do Paraná com uma atuação marcada por projetos e pronunciamentos contundentes, que mostravam a realidade da agricultura brasileira.
Entre outras atividades, Roberto Wypych foi presidente da Sociedade Rural do Oeste, presidente do Rotary Club de Cascavel, chefe da representação da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) e membro do Conselho de Administração da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). “O titulo de Cidadão Honorário de Cascavel é o mínimo que podemos fazer em reconhecimento pelo conjunto de ações deste homem”, justificou Padovani.
LEGENDA
Roberto Wypych estará em Cascavel para receber a homenagem
CRÉDITO
Arquivo pessoal