Transmissões Ao Vivo

Audiência Pública - Casa POP e Centro POP

Audiência Pública vai debater, no Plenário do Poder Legislativo, sobre os serviços e as instalações da Casa POP e do Centro POP de Cascavel. O requerimento sobre o tema, de autoria dos vereadores Alécio Espínola (PL), Fão do Bolsonaro (PL) e Policial Madril (PP), foi aprovado por unanimidade.

Uma Audiência Pública na noite de quarta-feira (02) vai debater, no Plenário do Poder Legislativo, sobre os serviços e as instalações da Casa POP e do Centro POP de Cascavel. O requerimento sobre o tema, de autoria dos vereadores Alécio Espínola (PL), Fão do Bolsonaro (PL) e Policial Madril (PP), foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça (01).

O que aconteceu

Requerimento nº 124/2025 pede a realização de uma audiência a partir das 19h desta quarta “para que gestores, profissionais da área, entidades sociais e a sociedade civil possam dialogar sobre melhorias, eventuais deficiências e estratégias para fortalecer a rede de proteção social”, conforme diz o texto da justificativa.

A Casa de Passagem para População em Situação de Rua (Casa POP) é um Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias ou pessoas de ambos os sexos, que tem por finalidade oferecer acolhimento provisório a pessoas com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento. Atualmente funciona na rua Cabo Clodoaldo Ursulano, no bairro Santa Felicidade.

O Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro POP) atende as pessoas em situação de rua todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, ofertando quatro alimentações diárias, espaço para higiene, guarda de pertences, atendimento técnico e encaminhamentos para acesso às demais políticas públicas, contribuindo para o processo de saída das ruas. O Centro funciona atualmente na rua Valdemar Bonn, no Coqueiral.

Na avaliação dos vereadores proponentes, “é imprescindível avaliar a qualidade dos atendimentos, a estrutura das instalações e os desafios enfrentados para garantir que esses serviços atendam de forma digna e eficaz aqueles que mais necessitam”.

Para Alécio, Fão e Madril, a Audiência Pública é o espaço de envolvimento da comunidade, “crucial para assegurar a transparência, ampliar o conhecimento sobre as políticas assistenciais e propor soluções concretas que promovam a dignidade e os direitos das pessoas atendidas pela Casa POP e pelo Centro POP”.